O curso Gestão documental para servidores públicos tem por objetivo colaborar na promoção de ações padronizadas de gestão de documentos de arquivo, produzidos e acumulados em decorrência das funções das atividades meio (gestão administrativa, financeira, patrimonial, de recursos humanos, de materiais e serviços), assim como das funções das atividades finalísticas (ensino, pesquisa e extensão), efetivando a implementação da Política Arquivística no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, visando ampliar o conhecimento sobre a gestão documental e a troca constante de experiências entre as unidades.
A formação está estruturada em três encontros presenciais (com transmissão para os campi de SLS, SVP e SAP) e atividades complementativas e avaliativas no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Os encontros estão programados para os dias 09,16 e 23 de setembro de 2026, das 8:30min às 12h, na sala de formação da PROGEP - campus Carreiros.
O curso é destinado a servidores públicos envolvidos na produção, recepção, guarda e gestão de documentos de arquivo na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Conteúdo Programático
Módulo 1: Introdução - Boas-vindas. Apresentação do ministrante e cursistas. Apresentação do curso e dinâmica.
Módulo 2: Gestão de documentos no âmbito do Poder Executivo Federal - Lei Nacional de Arquivos. Arquivo Nacional. Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).
Módulo 3: Gestão Arquivística Institucional - Política Arquivística da FURG. Sistema de Arquivos da FURG (SIAQ/FURG). O papel dos agentes públicos na gestão de documentos
Módulo 4: Instrumentos de gestão arquivística - Código de Classificação de Documentos (CCD) e da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (TTDD) relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal e relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES.
Módulo 5: Instruções normativas aplicadas à gestão documental.
Módulo 6: Atividade - Dúvidas quanto a classificação/avaliação de documentos produzidos, acumulados e custodiados nas unidades. Apresentação dos canais de comunicação e plantões de atendimento.
Público alvo:
Servidores públicos envolvidos na produção, recepção, guarda e gestão de documentos de arquivo na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Início das inscrições:
13/08/2026 - 00:00:00
Fim das inscrições:
08/09/2026 - 23:59:00
Início do curso:
09/09/2026
Fim do curso:
23/09/2026
Carga Horária:
20
Vagas:
30
Concluintes:
Local:
sala de formação da PROGEP- campus carreiros
Desenvolvido e mantido pelo
Núcleo de Tecnologia da Informação - FURG
Universidade Federal do Rio Grande - CNPJ 94.877.586/0001-10 - progep.secretaria@furg.br - (53) 3293.5024 e (53) 3293.5401
Avenida Itália, km 8 - Carreiros - Rio Grande - RS - 96201-900