MEMO.CIRC. Nº 024/PROGEP Em 08 de julho de 2013.
Assunto: Reabertura de inscrições para Cursos de Capacitação
Prezada Chefia:
Considerando que não houve o preenchimento do total de vagas ofertadas, a PROGEP informa a reabertura de período de inscrição dos cursos de Capacitação abaixo, a partir das 00h01min do dia 09/07/2013 às 23h59min do dia 14/07/2013, no sítio eletrônico da PROGEP www.progep.furg.br no link Capacitação, clicar sobre o curso desejado e efetuar a inscrição.
Pedimos atenção no preenchimento dos dados, especificamente na digitação do e-mail da sua chefia, lembrando que a inscrição só será homologada com a autorização da chefia.
Ressaltamos que o público alvo são todos os integrantes da força de trabalho constantes no Subprograma de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento – 2013, e que os cursos serão realizados nas salas de capacitação da PROGEP, no Campus Carreiros.
CURSOS:
1) Técnicas de arquivo para servidores da FURG - modalidade EaD (180 horas)
Este projeto visa promover a capacitação e treinamento dos servidores da FURG sobre técnicas de arquivos. Especificamente, pretende-se oferecer noções sobre técnicas e métodos de arquivamento para os servidores da instituição; fornecer informações a cerca da implantação do Sistema de Arquivo da FURG; divulgar as atividades do Arquivo Geral e apresentar novas ferramentas para a gestão documental da instituição.
O primeiro módulo será PRESENCIAL, com aulas nas terças-feiras, das 8 horas às 12 horas durante 7 semanas, na Sala de Informática da PROGEP. No módulo II haverá um momento em que a aula também será presencial. O curso será executado na modalidade à distância com 20 % da carga horária total de forma presencial.
Módulo I (CH: 45h): Alfabetização Digital (de 16/07/2013 a 27/08/2013)
- Introdução;
- O ambiente Moodle.
Módulo II (CH: 30h): Introdução aos arquivos (de 03/09/2013 a 01/10/2013)
- Surgimento e evolução dos arquivos;
- Definição de arquivo;
- Diferenças entre Arquivos, Bibliotecas e Museus;
- Arquivos públicos e privados.
Módulo III (CH: 30h): Legislação arquivística (de 08/10/2013 a 05/11/2013)
- Arquivo Nacional;
- Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ);
- Legislação arquivística específica.
Módulo IV (CH: 60h): Ordenação e Classificação de documentos (de 12/11/2013 a 21/01/2013 - haverá um recesso de duas semanas no Natal e no Ano Novo)
- Ordenação dos documentos
- Classificação documental: Plano de Classificação;
- Avaliação de documentos: Tabela de Temporalidade de Documentos;
- Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos da Administração Pública Federal (SIGA): aplicação das ferramentas de gestão (atividades meio e fim).
Módulo V (CH: 15): Conservação e preservação de documentos (de 28/01/2013 a 18/02/2013)
- Conceito de conservação preventiva, preservação, diferenças;
- Agentes de destruição documental;
- Plano de emergência.
2) Gestão de Pessoas e Relacionamento Interpessoal – Turma 2 (40 horas)
Com esse curso o servidor será capaz de identificar as transformações no ambiente organizacional e os desafios que afetam a gestão de pessoas no contexto atual, analisar situações-problema e propor melhorias de resultados organizacionais, além de integrar, construir, liderar e gerenciar equipes.
Turno e horário: Manhã das 8h às 12h, as terças-feiras.
3) Informática
Obedecerá ao seguinte cronograma, e o servidor poderá se inscrever nos cursos que tiver interesse.
CURSOS | Linux e Windows 30 horas | Internet e Correio Eletrônico 20 horas | Word e OpenOffice Writer 40 horas | Excel e OpenOffice Calc 40 horas | PowerPoint e OpenOffice Publisher 20 horas | Corel Draw 30 horas |
Turma 6A das 8h às 12h | 22/07/13 a 07/08/13, Segundas, Quartas e Sextas | 12/08/13 a 26/08/13 Segundas e Quartas | 28/08/13 a 30/09/13 Segundas e Quartas | 02/10/13 a 04/11/13 Segundas e Quartas | 06/11/13 a 20/11/13 Segundas e Quartas | 25/11/13 a 18/12/13 Segundas e Quartas |
Turma 6B das 13h30min às 17h30min | 23/07/13 a 08/08/13 Terças, Quintas e Sextas | 13/08/13 a 27/08/13 Terças e Quintas | 29/08/13 a 01/10/13 Terças e Quintas | 03/10/13 a 05/11/13 Terças e Quintas | 07/11/13 a 21/11/13 Terças e Quintas | 26/11/13 a 19/12/13 Terças e Quintas |
Solicitamos ampla divulgação do presente memorando, visando oportunizar que todos os integrantes da força de trabalho constantes no Subprograma de Aperfeiçoamento e Desenvolvimento 2013, possam participar.
Atenciosamente,
CLAUDIO PAZ DE LIMA
Pró-Reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
(a via original encontra-se assinada)
Preserve a Vida: Velocidade máxima no Campus Carreiros – 50 Km